Rota da Cultura Italiana

Grêmio Traviú – A antiga Capelinha

Endereço: Av. Comendador Antônio Carbonari
Uso Original: 1ª Igreja do bairro
Período de Construção: 1914

No ano de 1893, imigrantes italianos oriundos do norte da Itália, especificamente de Trento e Veneto, compraram uma fazenda ao redor do monte chamado Traviú. Esse nome foi dado pelos índios quando ali habitavam. Nos primeiros anos tudo era de todos, mas com o crescimento das famílias e a chegada de outros conterrâneos, sucedeu uma separação amigável e provisória, na qual as famílias Tirolesas (vindas de Trento Tirol) situaram-se ao sul e os Trevisanos ao norte da fazenda.

Tradicionalmente católica, a comunidade se reunia para orações em um barracão improvisado que ostentava o quadro de Nossa Senhora das Vitórias. Em 1895 com tijolos de fabricação própria ergue-se a pequena capelinha no centro do bairro. Com o aumento dos fiéis, surgiu a necessidade da construção de uma capela maior. Edificou-se, então, uma outra ao lado que, durante 43 anos, foi o santuário onde se realizaram missas e casamentos dos moradores do bairro.

Com o passar dos anos, esta se tornou insuficiente, e em 10 de junho de 1956, lançou-se à pedra fundamental da construção da nova igreja, desta vez em outro local do bairro. Em função disto a antiga capelinha foi transformada, em 1959, em entidade oficial de cultura, esporte e lazer: o “Grêmio Traviú”. O edifício foi equipado com palco, auditório e equipamentos de som e cinema. Neste grêmio foram apresentados memoráveis espetáculos de teatro, recitais de música, palestras e conferências, além da projeção de filmes da época.

Por ocasião das festividades do centenário do bairro em 1992, o prédio passou por uma reforma onde foram acrescentadas novas escadas e executada nova pintura. A casca de reboco foi retirada e refeita com materiais novos. Tal intervenção encobriu uma de suas principais características: a escada redonda da entrada central. Na reforma também se fez um muro de pedra e uma nova escadaria de acesso, perdendo-se parte do átrio. Foi colocado em frente à porta de entrada um monumento em homenagem às famílias fundadoras, composto por três obeliscos que ostentam placas de bronze com as insígnias de origem dos moradores do bairro.