No dia 22 de novembro de 2024 – A cidade de Jundiaí deu mais um passo importante no reconhecimento e valorização da cultura negra e afro-brasileira, com o lançamento da marca oficial Rota Turística Afro. Criada pela Lei n° 10.255, de 17 de Outubro de 2024, a Rota tem como objetivo precípuo, preservar, enaltecer e divulgar a história e o legado da comunidade negra na cidade, além de promover o desenvolvimento econômico e social por meio do Afroturismo.
O Afroturismo é um segmento turístico que valoriza a história, a cultura e o patrimônio dos afrodescendentes, proporcionando experiências autênticas e significativas para os visitantes. Em Jundiaí, a Rota Turística Afro permitirá explorar comercialmente, um circuito rico em memória e tradição e que, destaca a presença marcante da comunidade negra na formação da cidade. Há muito mais em Jundiaí do que somente imigrantes europeus.
A iniciativa oferece um roteiro com pontos de interesse histórico e cultural, tais como, mas não se limitando ao Espaço Expressa, o Clube 28 de Setembro, a Praça Rui Barbosa, Praça da Bandeira, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí e a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A Rota será dinamizada por guias de turismo, artesãos e artistas, com protagonismo de pessoas pretas e pardas, que apresentarão aos visitantes as narrativas, vivências e contribuições da comunidade afro-jundiaiense.
Para garantir a qualidade e a autenticidade da experiência, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), promoverá ações de formação para guias, agentes de viagens, comerciantes, artistas e afro empreendedores, bem como, estabelecerá critérios norteadores para os interessados.
Os participantes que concluírem o processo, receberão um selo de qualificação, que os autorizará a explorar comercialmente a marca da Rota Turística Afro. O lançamento da identidade visual, representa um marco para o turismo de Jundiaí, consolidando a cidade como um destino que valoriza a diversidade étnica e cultural
A Rota Turística Afro de Jundiaí, convida moradores e visitantes a descobrirem a riqueza da herança africada e diversidade da cultura afro-brasileira, além da contribuição fundamental da comunidade negra, para a história e o desenvolvimento da cidade.
Fomentar o empreendedorismo negro que produza artigos ligados à cultura africana e afro-brasileira…
OBJETIVOS
Proteger e promover o patrimônio histórico cultural e artístico, material e imaterial;
Promover o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural, étnica e regional brasileira, o respeito aos direitos humanos, à memória e às tradições;
Dar protagonismo à pessoa negra;
Estimular o meio artístico com foco na produção da cultura negra;
Oportunizar mais um espaço para a produção artística local por meio de intervenções culturais do teatro, música, dança, entre outros;
Texto: Valéria de Paula Ignácio, Departamento de Cultura e Denilson Ricardo André, Departamento de Patrimônio. Unidade de Gestão de Cultura – Fevereiro/2023 – revisão Março/2025.