Rota Afro

Acarajé da Mona – Abebe Eventos

Endereço: Rua Conselheiro Antônio Prado, 179 - Vila Rio Branco, Jundiaí - SP (Atendimento Itinerante)
Telefone: 11999157685
E-mail: dandararuanda12@gmail.com
Horário de funcionamento: Atendimento Itinerante

Principais comodidades

Aceita reservas
Aceita pagamento em dinheiro
Aceita pagamento em cartão de débito
Aceita pagamento em cartão de crédito

Empresa familiar que foi fundada no ano de 2008, pela matriarca Mona com o intuito de expandir a culinária afro-brasileira, através de suas cores, aromas, sabores, e saberes para que o legado deixado pelos nossos ancestrais não caia no esquecimento. Trazemos o axé do acarajé com o perfume do dendê em cada localidade que passamos, sendo uma iguaria sagrada de Iansã, uma divindade do culto de matriz africana. Em 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Baiana de Acarajé. Patrimônio cultural do Brasil, as baianas de acarajé têm toda uma trajetória de representatividade e resistência. Assim são chamadas as mulheres que se dedicam ao ofício tradicional de produzir acarajé e outras iguarias das culinárias africana e afro-baiana.
Tal símbolo tão importante também existe em Jundiaí, e é através de Eunice de Cássia Fonseca de Almeida, conhecida como Mona e Dandara Ruanda de Almeida Scalli, entre outras, que trazem consigo a tradição que se mantém na cidade de Jundiaí.
O projeto em si, tem como objetivo apresentar além das baianas do acarajé, o sabor quente e forte de nossa comida oriunda da África, suas indumentárias características, sendo compostas por turbantes, panos e colares de conta, entre outros grandes elementos de identificação deste ofício, como herança de dignidade deixada pelos nossos antepassados.